segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Verdade e Mentira/Sonho e Realidade

A verdade opõe-se à mentira assim como o sonho se opõe à realidade.
Mas o que é a verdade e a mentira? E o sonho e a realidade?

VerdadeConformidade entre o pensamento ou a sua expressão e o objecto de pensamento; qualidade do que é verdadeiro, realidade; exactidão, rigor, precisão; representação fiel; boa-fé, sinceridade; coisa certa; axioma, premissa evidente; máxima.
Mentiraacto ou efeito de mentir; engano propositado, afirmação contrária à verdade, com a intenção de enganar, falsidade; embuste, erro; ilusão; vaidade
Sonho - actividade mental não dirigida, que se manifesta durante o sono, pelo menos nas suas fases menos profundas, e da qual, ao acordar, se pode conservar certa lembrança; conjunto de ideias e de imagens que perpassam o espírito durante o sono; aquilo que é produto da imaginação, fantasia, devaneio; desejo veemente, aspiração; projecto cuja execução parece difícil ou impossível, utopia; ilusão; coisa muito bela ou agradável; visão
Realidade - qualidade do que é real; o que existe de facto; certeza veracidade.

Tomamos a verdade como o que é correcto, honesto e real por oposição à mentira que é o engano, mas a mentira pode também ser a ilusão e aí entra o sonho por oposição à realidade.
Por vezes desejamos tanto uma situação que nos iludimos, estaremos a mentir a nós próprios, a viver uma mentira ao ponto de se tornar uma verdade e a nossa realidade?
Será a verdade e a realidade dependente de cada um de nós, é a nossa perspectiva que define o que é real e o que é verdadeiro?
Serão o sonho e a mentira mais verdadeiros do que a verdade e a realidade?
Quem viva na mentira talvez nunca saiba o que é a verdade/realidade e quem viva na verdade talvez nunca saiba o que é o sonho?
Mas o que é a realidade? Às vezes vivemos momentos tão intensos de felicidade que pensamos – "será que isto está mesmo a acontecer? É real?" Aqui começamos a duvidar se é sonho ou realidade.
A dúvida instala-se: estaremos a fazer as escolhas certas uma vez que verdade e realidade são relativas?
E o sonho, onde fica? Não na mentira mas somente na ilusão?

Já estou com um nó nesta cabecita... o melhor mesmo é ir andando!
(Desculpem qualquer coisita, mas tinha de escrever tudo isto que me andava aqui a incomodar. Se acharem que é um perfeito disparate avisem!)

2 comentários:

Matrix disse...

DESIDEOLOGIA:
Acto de desilusão, onde as expectativas colocadas não foram atingidas.
Acto de criar uma ilusão sobre um determinado facto ou pessoa, viver olhando constantemente essa mesma ilusão e mais tarde deparar-se que afinal a realidade é diferente daquilo que sempre se quis ou sonhou.
(esta palavra não consta no dicionário… mas faz falta!)

mimanora disse...

O diccionário tem de ser actualizado para corresponder às dúvidas actuais.
Será que quanto mais se "evolui" mais nos tornamos complicados? E será que complicar é sinal de evolução?