segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uma das coisas que me irritam!

Irrita-me ver o anúncio sobre a vacina contra o cancro do colo do útero da Liga Portuguesa Contra o Cancro quando esta nada fez para que vacinação gratuíta abrangesse todas as crianças!
A constituição diz que somos todos iguais, mas aqui não é o caso!
Quando se faz uma lei sobre a vacinação gratuita contra o cancro do colo do útero porque se faz descriminação entre uma criança que nasceu antes de 1993 e as que nasceram nesse ano e seguintes?!
Sei que não somos um país rico e que estamos em crise, isso não é novidade pelo menos nos últimos 5 anos. Mas porque razão começa a vacinação gratuita nas raparigas mais novas, logo as que correm menos riscos de contrair a doença e não começaram pelas de 16/17 anos que correm muito mais riscos?
Isto é o que chamo falta de lógica e até de bom senso. Ou será que havia outros interesses por trás? (É sempre uma dúvida legitima para quem vive neste país…)
Neste caso há para mim uma falha ainda maior: a Liga Portuguesa Contra o Cancro nada disse sobre este assunto, limitou-se a aceitar a proposta de vacinação... e a fazer uma anúncio em que até dá para acreditar que somos todas iguais e que a prevenção é para todos. Não é verdade, neste caso a prevenção gartuita é só para algumas!
Esta instituição que na altura e hoje é presidida por um médico, nada disse, nem alertou para um planeamento diferente desta vacinação.
Pergunto porquê?

16 comentários:

Alexandre disse...

Boa pergunta, especialmente quando tens tanto dinheiro a ser esbanjado em carros ministriais, em 6 acessores para cada ministro, em remodelações completas de gabinete cada vez que se troca de ministro...

Sadeek disse...

Pois...estas coisas transcendem-me de "modes" que...

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS

mimanora disse...

Alex e Sadeek são coisas que nos transcendem mesmo e que a mim me irritam!

:) disse...

Concordo com o Alex.
A constituição também diz outros direitos dos cidadãos mas que não passam de directrizes ou objectivos que se pretendem alcançar, em vez de ser objectivos garantidos.

mimanora disse...

Pois, Gimbras, mas isto é pura discriminação!
Outra alternativa seria fazerem consoante o rendimento, pq não sei se estás a par, esta vacina é bastante cara!

V. disse...

Esse porquê e outros porquês.

Porque é que a LPLcC se limita a observar, porque é que a vacinação foi proposta desse modo, porque é que se gastando tanto dinheiro em tratamentos contra o cancro a vacina só é gratuita para alguns, porquê, porquê, porquê...

...

(longo suspiro)

**

:) disse...

Mas eu tou a concordar ctg, mimanora.
Estou é a acrescentar q n é só isso q está em falta. Claro q sim, a saúde vem em primeiro.

mimanora disse...

Pois é Gimbras e Thunderlady, como dizia alguém, "vivemos num país sem alvará!"

Matrix disse...

Aqui está uma bela pergunta para a qual alguém terá certamente a resposta... mas não sei se a dará!

mimanora disse...

Alguém saberá com certeza...

Tita disse...

Eu desconfio (atenção que não é de fonte segura, sendo que é só o que eu desconfio!) que possa ter a ver com o "prazo" do efeito da vacina... Talvez a vacina só faça "efeito" passados alguns anos após ser administrada e por isso há que prevenir quem ainda está em tenra idade... Não sei... Não vejo outra explicação!

mimanora disse...

Tita, gastam dinheiro em tanta M**** que para não haver desigualdades (ainda por cima sendo eles socialistas) vacinavam todos e não só alguns.
Estas coisas irritam-me mesmo!

V. disse...

Nem me fales em alvará. Até acerca disos posso levantar mil porquÊs. Bahhhhhhhhh

Anónimo disse...

Não se passa nada e passa-se tudo.

:)

Um gajo qualquer... disse...

Gostava de conseguir responder ás tuas questões... Mas não consigo, não tenho conhecimentos suficientes sequer para emitir opinião, e nestas coisas especular não é o melhor caminho...

;)

mimanora disse...

Um Gajo... também não gosto de especulações, mas é o que acontece quando não há clareza nas decisões...