sábado, 21 de março de 2009

Espaço

Qualquer um de nós gosta de ter o seu canto, o seu espaço por menor que seja, por mais ou menos intimo que seja. É o nosso espaço e não gostamos que outros se intrometam, o invadam.
É nossa obrigação, talvez seja um termo forte mas não me lembro de mais nenhum, respeitarmos esse espaço.
Há quem não o faça, há quem tudo invada por falta de tacto, por falta de educação, por achar que tudo pode fazer ….
Há momentos em que deixamos, até desejamos que invadam esse espaço, por insegurança, por vermos nisso talvez um sinal, uma prova de que gostam verdadeiramente de nós, que somos importantes, que querem partilhar tudo o que é nosso…
Mas não será precisamente o contrário?
Por uma razão ou outra, a verdade é que às vezes deixamo-nos invadir e também às vezes quando acordamos é tarde… depois é difícil reconquistá-lo ou reconquistá-lo sem magoar quem nos invade se dela gostamos…
Mas quanto a mim, pior do que invadirem o nosso espaço é invadirem o espaço dos nossos amigos… tentando e às vezes conseguindo, que eles se sintam a mais. Esse espaço é quase sagrado para mim e é muito mais difícil de reconquistar do que o nosso espaço individual.

1 comentário:

V. disse...

Complicada essa situação, muito complicada.. já permiti sem dar conta que invadissem o meu espaço e não o soube recuprer, já caí no oposto, já aprendi a partilhar.. mas ainda não aprendi a re-inserir-me num espaço depois de ter sido enxotada por terceiros.
Talve porque nesta situação o "dono do espaço" também tem que reparar e querer-nos de volta e saber perceber que estamos ainda doridos do pontapé.