terça-feira, 8 de setembro de 2009

A "reportagem" prometida!

Foram uns dias fantásticos em excelente companhia e com algumas peripécias.
As peripécias começaram logo à partida com uma revista de corpo aleatória… Quem foi a escolha aleatória, quem?
Eu, é que tinha mesmo de ser eu!!!!
A Turquia é um país estranho e fascinante, devíamos ter ido 2 semanas, uma para explorarmos melhor a região e a outra para descansar e tirar o máximo de proveito do hotel que é fabuloso.


Não conseguimos ir à Capadócia e a Pamukkale para isso teríamos de ficar a dormir pelo menos 1 noite na Capadócia, mas fomos a Antalya uma cidade Otomana...


Praça do Império com a estátua de Ataturk












Entrada para a cidade Otomana








Vista da cidade Otomana para o porto e a parte nova de Antalya






Praia perto do porto de Antalya





...e a Side (que significa romã), uma vila piscatória construída sobre ruínas romanas e conhecida pelo templo de Apólo. Foi a localidade que mais gostei, pareceu-me das que vi a mais típica, com uma vida, um colorido, restaurantes e esplanadas fabulosas tudo nas escarpas por cima do mar.

Side teatro romano








Vista do anfiteatro e uns camelos...





Parte do anfiteatro







Em frente do templo de Apolo esta discoteca!



É espantosa a vida comercial tanto em Antalya como em Side e parece-me que em toda a Turquia. As lojas abrem às 9h e fecham às 23h, o preço tem de ser sempre regateado, podem não acreditar mas até nos supermercados e farmácias se regateia o preço! É extenuante…
O turcos, esses nem nos deixam dormir, uma canseira, a noite toda enrolados, atravessados e de manhã quando acordamos temos as marcas no corpo… dos lençóis turcos que usam para dormir!
Mas os turcos, homens, não lençóis… esses também não nos largam e as peripécias com alguns deles são hilariantes, as miúdas nem queriam acreditar nos piropos permanentes (aqueles que compreendíamos porque muitos eram em turco, e bem nos podiam insultar…).
Tivemos peripécias com um vendedor de peles que não nos largava e baixou o preço mais um bocadinho e oferecia-nos o casaco, a esse pusemos o nome de Radesh (= ao trafulha da telenovela da SIC), era um melga. Havia o simpático de uma tenda em Antalya com um provador inimaginável, mas onde a minha filha conseguiu provar umas calças típicas, o contabilista atrevido de uma loja em Belek (vila ao pé do hotel onde ficámos), o cavalheiro da loja de malas e carteiras…. Nestes 2 últimos já eramos conhecidas de tantas vezes lá termos ido.
Na generalidade são simpáticos, mas muito melgas, sempre a puxarem as pessoas da rua para entrarem nas suas tendas ou lojas e existe um problema de comunicação, pois a maioria não fala inglês. Grande parte dos turistas são russos ou alemães, por isso os idiomas mais falados são o russo e o alemão, mas quando é para vender… tudo serve!

Outra das peripécias foi a ida a Side. Tínhamos combinado com o operador ir ter com ele para nos levar a um táxi fora do hotel com um preço mais razoável, mas nem ele nem nós sabíamos que os taxistas lá funcionam quase como uma máfia. Resultado o taxista que nos viu estar à espera de alguém na rua, seguiu-nos e obrigou-nos a parar. Depois de muita conversa em inglês e turco lá percebemos o que se passava e acabou, depois de combinado o preço, por ser ele a levar-nos. Agora o táxi era indescritível, até um ambientador automático tipo Brise tinha, lançava o seu cheiro de x em x tempo tipo gambá! As miúdas não paravam de rir e gritar com o cheiro a lavanda!




Eis a prova!



É um país que se vê que está em mudanças permanentes, em grande desenvolvimento e com preocupações de futuro, por ex., a maioria das casas que vimos, mesmo com aspecto de bairro social têm painéis solares.
Ah, outra coisa que reparei é que na televisão não há diferença de volume quando passam os anúncios! Muito mais agradável, sem dúvida e quem sabe mais civilizado?...

O hotel era fabuloso, enoooorme, com tudo o que se possa imaginar, 5 piscinas, uma com escorregas, 7 restaurantes, petisquices o dia todo ora no restaurante principal ora no bar da praia, pastelaria, gelataria, ginásio, sauna, banho turco, massagens, aulas de dança, 2 discotecas, uma ao ar livre, várias actividades aquáticas, sei lá, era um mundo, por isso precisava de mais 1 semana lá!



Algumas fotografias da vista de um dos nossos quartos






Resumindo foi:
Compras – Non stop… eram sempre as últimas, mas… aparecia sempre mais qualquer coisinha!
Praia, piscina, pastelaria, banho turco, bistro 24h, gelados,…
Turismo – o possível e sempre com muita peripécia
Companhia – não podia ter sido melhor e além da nossa grupeta de 5 conhecemos um casal com uma filha de quem ficámos amigos


À chegada a Lisboa tivemos a agradável surpresa de ter à nossa espera 2 amigos o que é sempre muito, mas muito bom mesmo!
(É bom partir para chegar)

Agora resta mais 1 semana de férias em que, além dos afazeres de inicio de ano lectivo e das inevitáveis máquinas de roupa, vou tentar descansar… e pôr em dia as espreitadelas dos meus blogs preferidos!

9 comentários:

Nirvana disse...

Benvinda de volta, Mimanora :))
Pelo que vejo, grandes férias!!
Não conheço nadinha, nadinha da Turquia, mas, realmente, parece valer a pena.
Ainda bem que tens mais uma semana, porque isto de ter f´rias cansa ;))
Beijinhos

Alexandre disse...

Conta a verdade... quanto é que o sultão ofereceu por ti??? :)

:) disse...

Que peripécias!!!

Gostei do pormenor do hotel turco na Turquia ter banhos... turcos.

:P

Bem-vinda.
P.S.: Estava muito calor?

cai de costas disse...

Bem bom

Pés disse...

Ole Ole
Bem vinda.
Fiquei cheia de vontade de ir à Turquia.
Estava muito calor? Havia muitos mosquitos?
Aproveita o resto das férias em GRANDE!
Abraços
Pés

Ti disse...

Quero ir de férias! Já!!! :)

mimanora disse...

Obrigado Nirvana. Vale a pena ir mas no minimo 15 dias, há taaannnto para ver...

Alexandre, sempre no gozo ;). Achas que ía logo encontrar um sultão?????

Gimbras, estavam cerca de 35º de dia, 25º à noite e a água do mar a 25º

Cai de Costas, bem bom mesmo

Pés, mosquitos não há, pelo menos eu não dei por nada ;)

Ti, vai de férias!!!!!!!!!!

Sadeek disse...

Olháááááá a inveja....

;)

BEIJOOOOOOOOOOOOO

Anónimo disse...

O Amor um dia prometeu-me levar-me à Turquia... Levou um velho amor e fui esquecida por entre os cheiros turcos certamente. Por isso, e apesar de gostar de um dia ir à Turquia... não será para breve.

Mas no próximo ano queria ver se ia ao 2º destino da minha vida Indá dado que já fui ao primeiro - Polinésia Francesa.

Espero que tenhas boas recordações e... obrigada pelo comentário.